Normas
Normas para Submissão de Trabalhos

       XVII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS

 

1. DATA DE REALIZAÇÃO E LOCAL

07, 08 e 09 de outubro de 2019

 

1.1 LOCAL

Câmpus Universitário de Sinop, Jardim Imperial. Av, dos Ingás, 3001, Jardim Imperial.

 

1.2 DATAS IMPORTANTES

  • Período de inscrições: 30/07/2019 a 07/10/2019 pelo site https://eva.faespe.org.br/
  • Envio de resumos para comunicação, pôsteres e outros: até 17/09/2019
  • Resultados dos trabalhos aceitos sserão enviados pelo sistema ao e-mail do participante.
  • Envio de trabalhos completos para anais: 30/10/2019 para o e-mail . Envio para ANAIS PRORROGADO PARA 30 DE NOVEMBRO
  • conaell@unemat-net.br
  • Gradeamento das apresentações: 30/09/2019

 

2. PARTICIPAÇÃO

O XVII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS da UNEMAT é aberto ao público em geral, na condição de participantes.

2.1. AUTOR (RESPONSÁVEL PELO TRABALHO)

  1. Cada trabalho inscrito terá apenas 1 (um) autor e 1 (um) coautor;
  2. O autor ou o coautor fará a apresentação do trabalho na modalidade comunicação oral, pôster, material didático e vídeo-documentário;
  3. O autor e o coautor devem se inscrever. O coautor se inscreve como participante e não encaminha novamente o resumo que já foi enviado pelo autor. Ambos receberão certificados de apresentação do trabalho e de participação no evento (30h). No verso do certificado constará a programação, conferências, palestras e minicursos ofertados no evento.  

2.2. INSCRIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

  1. O XVII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS da UNEMAT é aberto ao público em geral, na condição de participante.
  2. O participante deverá fazer a inscrição de participação no site do evento até as 12h do dia 07 de outubro de 2019.
  3. Cada participante só poderá participar com 1 (uma) inscrição. Seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) será cadastrado no sistema no ato da inscrição, não permitindo que a mesma pessoa faça mais de uma inscrição para o mesmo evento.
  4. Os participantes receberão certificados de participação no evento.
  5. A inscrição do trabalho só poderá ser feita pelo autor. Ele deverá identificar o autor e o coautor.O coautor também deve se inscrever como participante para que tenha direito a certificados. Não há necessidade do coautor enviar novamente o resumo para avaliação do comitê.  
  6. O participante será o responsável pelo trabalho durante todo o evento.
  7. Cada participante (como autor ou coautor) poderá submeter no máximo dois trabalhos em qualquer modalidade: comunicação; pôster; vídeo-documentário; material didático.
  8.  Poderão apresentar trabalhos discentes, egressos, bolsistas de Iniciação Científica, do PIBID, da Residência Pedagógica, mestrandos, doutorandos, professores, toda comunidade interessada.

3. INSCRIÇÃO

  1. A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo sistema até 12h do dia 07 de outubro de 2019:  https://eva.faespe.org.br/ . Basta acessar o site e seguir as telas autoexplicativas.
  2. A inscrição no local poderá ser feita apenas no dia 07 de outubro de 2019, das 18:30 as 20:00, com a equipe do credenciamento, no saguão da UNEMAT, campus Imperial.
  3. Inscrições são limitadas a 600 participantes.
  4. A inscrição para minicurso ocorrerá no ato do credenciamento, quando o participante inscrito poderá escolher (1) um minicurso para participar.

      

3.1. INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO

  1. A inscrição, efetivada a partir do envio on line do formulário de inscrição, implica na aceitação integral das normas e condições estabelecidas neste regulamento, sobre as quais os inscritos não poderão alegar desconhecimento;
  2. O autor deve informar e preencher corretamente todos os dados dos participantes para realizar a inscrição, NÃO sendo possível alterá-los após o envio dos trabalhos;
  3. Coautores deverão fazer sua própria inscrição de participação separadamente, sem necessidade de enviar novamente o resumo;
  4. As informações fornecidas no preenchimento do formulário serão adotadas e mantidas em todas as etapas do evento para efeito de registro, publicação e certificação e NÃO serão alteradas posteriormente;
  5. Nos Anais do XVII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS da UNEMAT só será dado crédito aos nomes constantes nos campos de autor, coautor;
  6. NÃO serão efetuadas quaisquer alterações após a inscrição ser efetuada.

3.2. TAXA DE INSCRIÇÃO

  1. Valor para participantes com apresentação de trabalhos: R$ 40,00 (quarenta reais).
  2. Valor para participantes (ouvintes) sem apresentação de trabalhos: R$30,00 (trinta reais).

3.3. EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO

  1. Concluído o preenchimento do formulário de inscrição, clique em gerar boleto para o download da ficha de compensação (boleto bancário);
  2. A data do vencimento para o pagamento será definida automaticamente pelo sistema. Este prazo não pode ser postergado;
  3. Não serão fornecidos recibos em nome da instituição, sendo o boleto de pagamento considerado já como recibo nominal ao inscrito;
  4. A inscrição só será efetivada pela Comissão Organizadora mediante o pagamento do boleto bancário; 
  5. O coautor também deverá pagar a inscrição para ter direito a certificado;
  6. Decorridos 2 (dois) dias úteis após o pagamento do boleto bancário, acesse o site do evento e verifique o status de sua inscrição.

 

4. NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ENVIO

  1. Os autores deverão submeter o trabalho, em forma de resumo simples, para o XVII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS da UNEMAT, durante a inscrição online;
  2. O resumo simples será enviado eletronicamente, no ato da inscrição, inserido em campo próprio no formulário de inscrição;
  3. Os trabalhos enviados devem conter nome do autor, coautor (se for o caso) e instituição de origem; Instituição de origem (sigla), cidade e estado; E-mail do(s) autor(es) para contato;
  4. RESUMO do trabalho deverá ser preenchido nos campos correspondentes do formulário de inscrição online do sistema;
  5. Durante o preenchimento do campo RESUMO não colocar no formulário online, a palavra “RESUMO” no início do texto;
  6. A soma dos caracteres do campo RESUMO não deve ultrapassar 2.500 caracteres ou conter menos que 1.500 caracteres, incluindo espaços;
  7. O resumo deve conter introdução, indicar claramente o objetivo, incluir informações básicas sobre métodos, mostrar os resultados mais importantes e finalizar com uma conclusão;
  8. Incluir três palavras-chave em campo específico no formulário online;
  9. Menção a apoio de agência de fomento, bem como o número do processo, quando for o caso, devem vir ao final do resumo, entre parênteses, sem referência. Exemplo: (Apoio: FAPEMAT - Processo 0000-000000- 0).

4.1. ELIMINAÇÃO DE TRABALHOS

Cópias parciais ou integrais de trabalhos de outrem (plágio) eliminarão o candidato do XVII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS e de futuros eventos, independente das responsabilidades civil e criminal advindas.

 

5. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos submetidos no XVII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS serão avaliados por Comitê Científico.

5.1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

  1. Os trabalhos inscritos na modalidade RESUMO SIMPLES serão apresentados em Comunicação Oral, Pôster, Materiais didáticos, Vídeo-documentários.
  2. As apresentações são distribuídas em Sessões. Durante cada sessão são apresentados diversos trabalhos;
  3. O gradeamento que será divulgado no site do evento informará o horário e o local de apresentação dos trabalhos;
  4. Deverá ser rigorosamente observado o horário pré-estabelecido para cada apresentação. Não serão tolerados atrasos por quaisquer motivos.

 

5.2. APRESENTAÇÕES

       5.2.1. COMUNICAÇÃO ORAL

  1. O autor ou, na impossibilidade deste, o coautor deverá permanecer na sala durante o horário total da Sessão, (divulgado no gradeamento), munido de arquivo em mídia digital, contendo seu trabalho para apresentação;
  2. O autor ou, na impossibilidade deste, um coautor, dentro do horário pré-determinado da Sessão, terá 10 (dez) minutos para sua apresentação, seguidos de 5 (cinco) minutos para responder aos questionamentos.
  3. O autor contará com recursos audiovisuais (computador com datashow), devendo trazer o arquivo digital em formato DOC (Microsoft Word 2007 ou superior ou ainda em outros formatos compatíveis) ou PPT (Microsoft Powerpoint 2007 ou superior ou ainda em outros formatos compatíveis);

        5.2.2. PÔSTER

A seguir apresentamos uma sugestão de modelo para pôster.

Outros formatos também serão aceitos, desde que sigam as normas de metragem e fonte, citadas abaixo. 

 

 

 

      Download

 

  1. Os pôsteres devem ser afixados em cavaletes verticais que obedecem à rigorosa localização geográfica dentro do recinto onde se encontra;
  2. O autor ou, na impossibilidade deste, o coautor deverá permanecer junto ao Pôster, durante o horário total da Sessão;
  3. O pôster deverá ser afixado no horário inicial da Sessão e retirado ao final;
  4. O avaliador responsável avaliará diversos painéis durante a Sessão. Os alunos devem aguardar sua vez de apresentar, sempre em frente ao cavalete com o pôster afixado.
  5. O autor deverá trazer o Pôster pronto, com alça que permita pendurá-lo no cavalete;
  6. A retirada do pôster só poderá ser efetuada após o horário do término da sessão;
  7. O pôster deve ser seguir as normas:  Metragem: 100 x 70 cm; Fonte: mínimo 28; Título, nome do autor, nome do orientador, nome da instituição de origem e sigla da agência de fomento (se houver).
  8. No corpo do texto deverá constar: objetivos, fundamentação teórica, metodologia, resultados e referências bibliográficas.
  9. O pôster apresentará uma síntese do trabalho para ser discutida com o público e só poderá ser apresentado pelo autor, ou por coautor, se devidamente inscrito.

        5.2.3. PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS:  documentários e filmes de curta-metragens

  1. A produção deverá ser contemplada em um dos eixos temáticos do evento;
  2. A duração do vídeo total deverá ser, no máximo, de 20 minutos;
  3. A versão do vídeo deverá ser MP4;
  4. Todos os autores devem assinar e anexar um termo de autorização de cessão de direitos para o CONAELL para exibição durante o evento e divulgação na plataforma online. Deve ser identificada a autoria e o termo de cessão de uso do material copiado de outras fontes como também anexar cópia digital das autorizações de uso de imagem de todos os entrevistados e participantes dos vídeos;
  5. Nos créditos devem constar os nomes de todos os participantes e produtores. Músicas e imagens devem dar preferência a materiais sob licença Creative Commons ou que não infrinjam o direito autoral do proprietário;
  6. Os vídeos não precisam ser inéditos, porém, que envolvam a participação do autor na produção. Caso o curta-metragem ou documentário já tenha participado de outros eventos acadêmicos e/ou festivais, deve ser indicado nos créditos finais os eventos ou festivais dos quais tenha participado bem como ano e os prêmios que ganhou;
  7.  Os vídeos que são resultados de pesquisas de projetos institucionalizados (que possuam os quesitos a seguir), deve indicá-los nos créditos finais: nome da universidade, faculdade, programa de pós-graduação ou curso de graduação, grupo de pesquisa, projeto de pesquisa e sua portaria, coordenador, nome dos pesquisadores, bolsistas ou acadêmicos envolvidos no curta-metragem ou documentário;
  8. Na abertura do vídeo deve constar um slide com os seguintes dados: XVII CONAELL, eixo temático, título; diretor; cidade da produção e ano;
  9. Os vídeos deverão ser enviados – por meio do Google Drive ou outro site de armazenamento de conteúdo juntamente com o texto do resumo, para o e-mail do evento. O link deve ser indicado, também, no corpo do e-mail e do resumo.

        5.2.4. MATERIAIS DIDÁTICOS

a) O material didático poderá ter 1 (um) autor e 1(um) coautor e deverá constar dados do evento , eixo temático, título e outros dados relevantes para identificação.

b) O material didático deve ser destinado ao ensino de uma das áreas pertinentes ao evento. Seguir o padrão dos resumos de comunicações e pôsteres.

c) Conteúdo do resumo: descrição dos materiais (incluindo tamanho, número de peças) objetivos, público-alvo ao qual os materiais são destinados, tipo de material, área contemplada, resultados (obtidos ou pleiteados) em relação ao uso do material e três palavras-chave.

 

6. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

  1. Toda a avaliação dos trabalhos será feita por corpo docente especialmente designado.
  2. Esta etapa é eliminatória e considera os seguintes critérios:
  1. Introdução mínima fundamentada;
  2. Clareza dos objetivos;
  3. Adequação da metodologia ou materiais e métodos;
  4. Lógica e a articulação do resultado e discussão;
  5. Consistência dos resultados e da conclusão;
  6. Uso correto da linguagem científica;
  7. Coerência dos textos em relação a cada um dos itens individualmente considerados: Resumo, Introdução, Material e Métodos ou Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas;
  8. Pertinência e a atualização das referências bibliográficas;
  9. Relevância do trabalho e aplicabilidade dos resultados;
  10. Atendimento as normas previstas neste regulamento.
  11. Os trabalhos que não constarem da lista de aceitação não poderão ser apresentados durante o evento. 

 

7. PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

7.1 Caderno de Resumos

  1. Os trabalhos do XVII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS da UNEMAT serão publicados no Caderno de Resumos, impresso e em mídia eletrônica (On-line), com todos os trabalhos pré-selecionados e seus conteúdos, em conformidade com os dados do formulário de inscrição;
  2. Será disponibilizada uma cópia eletrônica do Caderno de Resumos no site do evento.

 

7.2. ANAIS

 

  1. Os textos completos a serem publicados devem ser enviados para o e-mail conaell@unemat-net.br, até o data limite 30 de outubro de 2019, com assunto identificado como ENVIO DE TRABALHO COMPLETO PARA ANAIS. Os artigos serão submetidos ao comitê científico, que avaliarão e indicarão para publicação os artigos considerados apropriados. A seleção se dará em conformidade com o espaço disponível para publicação. Somente serão aceitos os artigos que seguirem as normas para publicação. 
  2. O texto deve ser redigido em português, espanhol ou inglês, entre 06 e 10 páginas, excluindo as referências e os anexos. O limite máximo do texto, incluindo as referências e os anexos, é de 12 páginas.
  1. O texto deve ser gravado em arquivo no formato .doc (Word for Windows 97-2003), com título assim definido: NOME_SOBRENOME do autor_TÍTULO DO TRABALHO em caixa alta. Em caso de autor e coautor, coloca-se o nome do primeiro.
  1. O texto deve ser digitado em configuração A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, todo justificado nas margens esquerda e direita, com espaçamento simples entre linhas e espaçamento duplo entre os parágrafos e entre parágrafo e título, citações, exemplos, tabelas, assim como entre título e subtítulo.
  1. O texto deve apresentar margem superior, inferior e direita com 2,5 cm; margem esquerda 3 cm. As páginas não devem ser numeradas.
  1. O TÍTULO deve vir em caixa alta, centralizado, tamanho de fonte 12.
  1. Deve-se usar espaçamento duplo entre o título e o(s) nome(s) do(s) autor(es), que deve(m) ser listado(s) após o título e justificado(s) à direita, em caixa baixa, exceto pelo sobrenome, que deverá vir em caixa alta. Cada nome deve acompanhar a filiação institucional a que pertence ou o programa ao qual esteja vinculado, por extenso, logo abaixo do nome do(a) autor(a).
  1. Se for necessário mencionar a agência financiadora do trabalho, deve-se fazê-lo em nota de rodapé. O mesmo serve também para citar a colaboração de colegas e técnicos, a origem do trabalho (ex.: derivado de tese ou dissertação) e quaisquer outros fatos de divulgação eticamente necessários. Ressaltamos que os textos são de inteira responsabilidade de seus autores.
  1. O texto deve conter espaçamento duplo entre a afiliação do autor e o RESUMO, redigido em português, com o título RESUMO em caixa alta seguido de dois pontos e, logo em seguida, o texto. O resumo deve conter entre 1000 e 2000 caracteres (com espaços), fonte Times Roman, tamanho 12.
  1. O autor deverá informar três palavras-chave, introduzidas pelo título PALAVRAS-CHAVE: e separadas por ponto e vírgula devem vir posicionadas logo abaixo ao RESUMO. Exemplo: PALAVRAS-CHAVE: palavra1; palavra2; palavra3.
  1. O espaçamento deve ser duplo entre as palavras-chave e o ABSTRACT, que deverá ser a versão em inglês do resumo em português. No caso de artigos em inglês ou espanhol, o resumo deverá vir em português e o abstract em outra língua que não a da redação do artigo. O abstract, como tradicionalmente feito, deve ser introduzido pelo título ABSTRACT, seguido de dois pontos e, logo em seguida, o texto em itálico. Deve ter entre 1000 e 2000 caracteres (com espaços), fonte Times Roman, tamanho12.
  2. É preciso informar três palavras-chave em inglês e em itálico, introduzidas pelo título KEYWORDS: e separadas por ponto e vírgula devem vir posicionadas logo abaixo ao ABSTRACT. Example: KEYWORDS: keyword1; keyword2; keyword3
  1. Os artigos poderão ou não ser divididos em seções. Para os artigos que forem subdivididos em Introdução e demais partes, os títulos (subtítulos) deverão estar em negrito, somente a primeira letra em maiúscula. Usar espaçamento duplo entre o título Introdução e KEYWORDS, da mesma forma que entre a seção Introdução (e as demais seções) e o corpo do texto.
  2. Imagens, tabelas e gráficos devem ser numerados consecutivamente e a legenda centralizada abaixo da imagem, em fonte Times New Roman, tamanho 11.
  3. As citações diretas devem ser realizadas quando ultrapassarem três linhas e separadas do corpo do texto (acima e abaixo) por espaçamento duplo. Deverão ter recuo à esquerda de 4 cm, fonte Times New Roman, tamanho 11 e sem aspas.
  1. Em textos redigidos em português, as palavras estrangeiras devem vir em itálico.
  1. As notas devem ser inseridas em rodapé, em fonte Times New Roman, tamanho 10, na mesma página em que se insere seu número de chamada.
  1. As referências feitas no corpo do texto devem seguir a NBR 6023/2002 da ABNT. Exemplos: De acordo com Schütz (1997, p. 37), "xxxxxxxxxxxxx".

Como explica o autor, "xxxxxxxxxxxxx" (SCHÜTZ, 1997, p. 37).

Parafraseando o autor, yyyyyyyyyyy (SCHÜTZ, 1997).

  1. As referências bibliográficas devem ser colocadas ao final do artigo e seguir a NBR 6023/2002 da ABNT. O título Referências (somente a primeira letra em maiúscula), em negrito, deve ser separado do corpo do texto e da primeira referência por espaço duplo.
  1. As referências devem conter somente os autores citados no corpo do texto, organizadas em ordem alfabética e cronologicamente, com espaçamento simples e separadas entre si por uma linha em branco, sem qualquer tipo de recuo.
  1. O(s) anexo(s) deve(m) seguir as referências bibliográficas, em página separada. O título ANEXO(S) deve vir em maiúsculo e centralizado.

 

8. CONTROLE DE PRESENÇA

  1. Os participantes deverão comparecer na abertura do evento, dia 07 de oututbro para o credencaiemtno, no saguão da UNEMAT, campus Imperial, a parir das 18:30 as 20:00.
  2. Terão direito ao certificado, os participantes que realizarem o credenciamento.

 

9. CERTIFICADOS

  1. Será conferido, aos palestrantes, equipe técnica e a todos os participantes do XVII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS da UNEMAT, um certificado contendo em seu verso, toda a programação do evento e a quantidade de horas de atividades complementares correspondentes;
  2. Os certificados de 30 h serão disponibilizados de forma eletrônica (online) no site  em que foi feita a inscrição https://eva.faespe.org.br/ ; até uma semana após o término do evento.
  3. Não serão emitidos certificados ou declarações para trabalhos não aprovados;
  4. Não serão emitidos certificados para participantes que não fizerem a inscrição e que não efetuaram o pagamento.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

  1. A Comissão Organizadora do XVII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS  da UNEMAT reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente regulamento;
  2. Autor e coautor(es) autorizam a Comissão Organizadora a divulgar seus nomes e publicar seus trabalhos,  por quaisquer mídias, e no Caderno de Resumos do evento.

 

Efetuação das Inscrições: 

https://eva.faespe.org.br/

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

a) Os certificados de ouvintes e apresentadores de trabalhos serão disponibilizados na plataforma EVA, uma semana após o término do evento;

b) Haverá espaço para lançamento de livros. Para tanto, os autores devem entrar em contato com a coordenação do evento por meio do e-mail: rosana.silva@unemat.br; 

c) O certificado será de 30 horas. 

 


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