Normas
Normas para Submissão de Trabalhos
  1. Resumos:

1.1 Minicursos, comunicações orais e pôsteres:

Os resumos devem seguir as seguintes orientações:

- Texto em língua portuguesa, formato word (versão doc ou docx), fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas simples e parágrafo justificado no corpo do texto, excetuando-se títulos e identificação dos autores.

 - Título centralizado, em negrito, caixa alta, tamanho 12.

 Dispor abaixo do título, à margem direita:

- Autor(es) -  até, no máximo, 3 participantes;

- Instituição de origem (sigla), cidade e estado;

- E-mail do(s) autor(es) para contato

Submeter resumo, com o mínimo de 300 (trezentas) e o máximo de 500 (quinhentas) palavras.

Conteúdo do resumo:  Objetivos, quadro teórico-metodológico, resultados parciais ou finais (de acordo com o estágio do estudo), área de origem da pesquisa e três palavras-chave.

Menção a apoio de agência de fomento, bem como o número do processo, quando for o caso, devem vir ao final do resumo, entre parênteses, sem referência.

Exemplo: (Apoio: FAPEMAT - Processo 0000-000000- 0).

1.2 Materiais didáticos:

Seguir o padrão dos resumos de minicursos, comunicações e pôsteres, excetuando-se em relação ao conteúdo, a saber:

Conteúdo do resumo: descrição dos materiais (incluindo tamanho, número de peças) objetivos, público-alvo ao qual os materiais são destinados, tipo de material, área contemplada, resultados (obtidos ou pleiteados) em relação ao uso do material e três palavras-chave.

1.3 Produções audiovisuais – documentários e filmes de curta-metragens

Seguir o padrão dos resumos de minicursos, comunicações e pôsteres, excetuando-se em relação ao conteúdo, a saber:

Conteúdo do resumo: Objetivos, quadro teórico-metodológico, resultados parciais ou finais (de acordo com o estágio do estudo), área de origem da pesquisa e três palavras-chave. Além desses itens, devem constar, também, o ano de produção, se é inédito e o tempo de duração de, no máximo, 20 minutos.

2. Outras normas:

2.1 Para confecção dos pôsteres

Metragem: 100 x 70 cm

Fonte: mínimo 28

Título, nome do autor, nome do orientador, nome da instituição de origem e sigla da agência de fomento (se houver).

Corpo do texto: objetivos, fundamentação teórica, metodologia, resultados e referências bibliográficas.

O pôster apresentará uma síntese do trabalho para ser discutida com o público e só poderá ser apresentado pelo autor, ou por algum dos autores, se devidamente inscritos. 

2.2 Produções audiovisuais – documentários e filmes de curta-metragens

- A produção deverá ser contemplada em um dos eixos temáticos do evento;

- A duração do vídeo total deverá ser, no máximo, de 20 minutos;

- A versão do vídeo deverá ser MP4;

- Todos os autores devem assinar e anexar um termo de autorização de cessão de direitos para o CONAELL para exibição durante o evento e divulgação na plataforma online. Deve ser identificada a autoria e o termo de cessão de uso do material copiado de outras fontes como também anexar cópia digital das autorizações de uso de imagem de todos os entrevistados e participantes dos vídeos;

- Nos créditos devem constar os nomes de todos os participantes e produtores. Músicas e imagens devem dar preferência a materiais sob licença Creative Commons ou que não infrinjam o direito autoral do proprietário;

- Os vídeos não precisam ser inéditos, porém, que envolvam a participação do autor na produção. Caso o curta-metragem ou documentário já tenha participado de outros eventos acadêmicos e/ou festivais, deve ser indicado nos créditos finais os eventos ou festivais dos quais tenha participado bem como ano e os prêmios que ganhou;

- Os vídeos que são resultados de pesquisas de projetos institucionalizados, deve-se indicar nos créditos finais: nome da universidade, faculdade (se tiver), programa de pós-graduação ou curso de graduação, grupo de pesquisa, projeto de pesquisa e sua portaria, coordenador, nome dos pesquisadores, bolsistas ou acadêmicos envolvidos no curta-metragem ou documentário;

- Na abertura do vídeo deve constar um slide com os seguintes dados:  XVI CONAELL, eixo temático, título; diretor; cidade da produção e ano;

- Os vídeos deverão ser enviados – por meio do Google Drive ou outro site de armazenamento de conteúdo juntamente com o texto do resumo, para o e-mail do evento. O link deve ser indicado, também, no corpo do e-mail e do resumo.

 

2.3 Gerais:

- As inscrições serão realizadas online por meio de canal a ser disponibilizado a partir de 20/08/2018 no site;

- Os trabalhos que não atenderem aos requisitos serão excluídos do processo;

- Após enviar o resumo, aguardar a carta de aceite ou aviso de não aceitação do trabalho;

- As inscrições não pagas até dia 10/10/2018 não constarão no caderno de resumos;

- Cada participante inscrito poderá submeter, no máximo, dois trabalhos, do qual é autor ou coautor. O número de participantes não poderá ser superior a três;

- O autor de trabalho individual ou de trabalho em coautoria só terá direito a certificado se tiver efetuado o pagamento de sua inscrição no evento e o trabalho for, efetivamente, apresentado na sessão;

- Em cada sessão de comunicação, haverá uma ordem de apresentação previamente estabelecida pela Comissão Organizadora.

- A distribuição das apresentações (dias, horários e salas) será divulgada com antecedência no site do evento, bem como no caderno de resumos;

- A Comissão Organizadora não alterará dia e horário das apresentações;

- Todos os resumos submetidos serão avaliados, anonimamente, pelo Comitê Científico;

- O resultado da avaliação dos trabalhos será comunicado no site do evento e através de carta aceite ao(s) autor(es);

- Para a apresentação de trabalhos, autores e coautores deverão estar inscritos e ter suas inscrições pagas;

- As salas destinadas para as apresentações de trabalhos estarão munidas de equipamento multimídia (datashow). Fica a cargo dos participantes a providência de notebooks, caixa acústica e demais recursos necessários;

- Os certificados dos apresentadores serão entregues via digital para os trabalhos efetivamente apresentados sendo feito o controle de presença pelo coordenador da sessão e pelos monitores dos eixos temáticos.

3. Forma de envio de trabalhos:

- Enviar o resumo e anexo (se necessário, de acordo com a modalidade) no e-mail conaell@unemat-net.br, conforme as normas exigidas, para apreciação do Comitê Científico do evento;

- Indicar no e-mail o eixo temático ao qual pertence o resumo. Ao enviar o e-mail, colocar no “assunto” a identificação, por exemplo:   

XVI CONAELL – comunicação- eixo 2

XVI CONAELL – pôster – eixo 5

- Dispor resumo em anexo ao e-mail.  

 

DATAS IMPORTANTES:

Envio de resumos para apresentação de trabalhos (comunicações orais e pôsteres): 20 de agosto a  10 de outubro de 2018. (prorrogado) 

Divulgação de aprovação dos trabalhos e envio das cartas de aceite: até 15 de outubro de 2018.(prorrogado) 

Pagamento de inscrição para apresentadores de trabalhos: A partir do recebimento da carta de aceite até 20 de outubro de 2018. (prorrogado) 

Inscrições de ouvintes: 20 de agosto a 22 de outubro de 2018

Realização do evento: 22 a 26 de outubro de 2018. 

Data limite de envio de trabalhos completos para os anais: 30 de dezembro de 2018.

 

SOBRE OS VALORES A SEREM PAGOS:

Pagamento de inscrição para apresentadores de trabalhos: A partir do recebimento da carta de aceite até 20 de outubro de 2018 – R$ 40,00

Inscrições de ouvintes: 20 de agosto a 22 de outubro de 2018 - R$ 30,00

Obs.: As inscrições serão feitas unicamente on-line por meio do canal a seguir e o pagamento separadamente por meio do pagseguro via fundação (FAEPEN). 

Efetuação das Inscrições: 

http://siec.unemat.br/eventos/16conaell/

Pagamento das Inscrições: 

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

a) Os certificados de ouvintes e apresentadores de trabalhos serão disponibilizados na plataforma de inscrição do evento;

b) Haverá espaço para lançamento de livros. Para tanto, os autores devem entrar em contato com a coordenação do evento por meio do e-mail.

 

 

 


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